Super e hipermercados puxaram queda do varejo em fevereiro, após terem garantido alta do setor no mês anterior, segundo o IBGE. (Foto: Reprodução/TV Integração)
Super e hipermercados puxaram queda do varejo em fevereiro, após terem garantido alta do setor no mês anterior, segundo o IBGE. (Foto: Reprodução/TV Integração)

As vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 0,2% em fevereiro na comparação com janeiro (com ajuste sazonal). Apesar do recuo, o setor acumula alta de 2,8% em 12 meses, mantendo uma trajetória de recuperação. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com fevereiro de 2017 (sem ajuste), o volume de vendas do comércio avançou 1,3%, a 11ª alta seguida nesta base de comparação. Com isso, o varejo acumula alta de 2,3% no ano.

Assim como a produção industrial de fevereiro, o resultado do comércio veio abaixo do esperado pelo mercado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 0,8% na comparação mensal e de avanço de 3,5% sobre o mesmo mês do ano anterior.

O principal impacto negativo nas vendas do varejo na passagem de janeiro para fevereiro, segundo o IBGE, foi do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuou -0,6%. A queda compensou o avanço que o setor havia registrado no mês anterior, que foi de 2,3%.

Fonte: G1

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