Na hora da compra, consumidores aceitam pagar mais por aparelhos de melhor qualidade

Os smartphones se tornaram um item tão popular entre os brasileiros que em 2014 foram vendidos 104 aparelhos por minuto no País, segundo o instituto de pesquisas IDC. De acordo com o levantamento, foram vendidos cerca de 54,5 milhões de smartphones no ano, alta de 55% na comparação com 2013, quando 35,2 milhões de aparelhos foram comercializados no País. O maior recorde foi no último trimestre, quando foram vendidos 16,2 milhões de smartphones, alta de 43% e 14% na comparação com o quarto trimestre de 2013 e terceiro trimestre de 2014, respectivamente.

Para se ter uma ideia da representatividade desses números, no último trimestre de 2014 foi comercializado praticamente o mesmo volume (16 milhões) de aparelhos vendidos ao longo de todo o ano de 2012. O principal impulsionador das vendas teria sido a Black Friday.  “Se levarmos em conta as outras categorias de dispositivos, o mercado de smartphones foi o único que apresentou um resultado positivo”, afirma Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil.

O estudo mostra também que, somando a categoria de feature phones, como são chamados os celulares simples, o mercado encerrou 2014 em alta de 7%, com um total de 70,3 milhões de aparelhos comercializados. Isso fez com que o Brasil fechasse 2014 na quarta colocação entre os maiores mercados do mundo, atrás da China, EUA e Índia.

Para Munin, o estudo mostrou também uma mudança de comportamento do consumidor, que tem optado por aparelhos de melhor qualidade e mais avançados. “O brasileiro é muito sensível a preço, mas em smartphones tem avaliado melhor a questão do custo-benefício. E como tem a facilidade de crédito e parcelamento, tem optado cada vez mais por um intermediário, contribuindo não só para o aumento das vendas mas também para o aumento do ticket médio.”

Apesar de o Brasil ser um país emergente, o consumo de smartphones é equivalente ao de um país desenvolvido, com 95% do mercado concentrado em seis grandes marcas, algo que não acontece em outros países emergentes. “Esse é um fato curioso e mostra que o brasileiro valoriza muito a marca”, afirma Munin. Para 2015, a IDC Brasil espera 16% de crescimento do mercado de smartphones, com a venda de cerca de 63.3 milhões de aparelhos.

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