Mudanças bruscas na velocidade máxima permitida na BR-101 em Natal têm causado confusão e reclamação de motoristas próximo à entrada de Natal. Trechos próximos uns dos outros, onde foram instalados radares, têm velocidades que variam entre 80 km por hora e 60 km por hora.

Pelo menos um acidente envolvendo seis veículos foi registrado na última segunda-feira (14), na rodovia, e teria sido motivado pela redução repentina dos carros.

“É como se fossem filiais da fábrica de multas. A sinalização não é concluída, hora é 80 km outra hora cai para 60 km, você nunca sabe se é 80 ou 60”, reclamou o motorista por aplicativo Magno Negreiros.

“Acho totalmente desnecessário, atrasa muito o trânsito, o fluxo já era um pouco defeituoso e agora ficou mais ainda em horário de pico”, disse outro motorista.

Os equipamentos começaram a ser instalados em setembro de 2021. Alguns ainda não foram ligados, porém outros entraram em operação no início de fevereiro.

Para o professor e especialista em legislação de trânsito Emerson Lima, há pelo menos dois erros graves na implantação dos radares redutores de velocidade no trecho – ambas relacionadas à sinalização.

Ainda de acordo com ele, a Resolução 798 de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito, estabelece que em vias com várias faixas no mesmo sentido haja placas dos dois lados.

De acordo com Emerson Lima, multas podem ser questionadas pelos motoristas usando os critérios da resolução.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) foi procurado para entrevista, mas se pronunciou por meio de uma nota.

No comunicado, o Dnit afirmou que os pontos de radares em instalação fazem parte de um cumprimento de acordo firmado com a Justiça Federal, para controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’, ‘alta’ e ‘muito alta’.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *