/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/8/zvzNBITKyl2Na2uCtx4Q/251127mul-muller-marin-d9a0712-1-.jpg)
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou novas imagens que mostram o primeiro lançamento do míssil Meteor pelo caça F-39E Gripen (Veja acima). A operação ocorreu na quinta-feira (27) a partir da Base Aérea de Natal (Bant).
Os testes foram divulgados pela FAB nessa sexta-feira (28) e foram considerados “sucesso absoluto”.
Os caças Gripen F-39 estão entre os mais tecnológicos do mundo, segundo a FAB, que encomendou 36 aviões desse modelo. Os primeiros chegaram em 2020 ao país. As aeronaves podem alcançar velocidade de 2,4 mil km/h.
Já o Meteor é um míssil capacitado para atingir alvos a longa distância, como caças, drones e mísseis de cruzeiro, mesmo em ambientes com interferências eletrônicas.
Enquanto os mísseis convencionais são equipados com foguetes, que os aceleram a velocidades supersônicas mas, que com o passar dos segundos, vão perdendo potência, o meteor conta também com um motor “ramjet”, que faz com que ele até ganhe velocidade durante o voo.
O disparo foi realizado contra o alvo aéreo Mirach 100/5, que simulou perfis de voo de caças, manobrando em alta velocidade e altitude, permitindo mensurar o nível de precisão alcançado pelo míssil.
Segundo a FAB, a operação ocorreu em cenário bastante desafiador, tanto para o míssil quanto para a aeronave.
Segundo a FAB, a integração de armamentos de última geração no F-39E Gripen fortalece a capacidade de defesa aérea e de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro em padrões mundiais.
A fabricante do míssil participou do exercício junto com o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), organização da Força Aérea Brasileira.
Fonte: G1RN