Helicóptero modelo ACH160, da Airbus — Foto: Reprodução/Airbus
Helicóptero modelo ACH160, da Airbus — Foto: Reprodução/Airbus

O avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião “baleia”, aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para entregar um helicóptero de luxo. O portal g1 confirmou que ele é um Airbus ACH160, descrito pela empresa como “elegante sem esforço” ao mostrar uma das versões mais modernas e confortáveis do mercado. 

O valor do helicóptero, informações sobre o proprietário e o custo do “frete” envolvido na operação com o Beluga não foram divulgados. O avião cargueiro chegou ao terminal por volta das 13h50 e deve deixar a cidade às 19h desta terça-feira, quando deve retornar à França.

Como é o helicóptero?

O site oficial da Airbus mostra que a aeronave é uma das mais luxuosas e modernas do mercado. Entre as informações divulgadas ao público estão a de capacidade, além de fotos internas. Imagens da aeronave que chegou a Viracopos, contudo, não foram registradas na tarde desta segunda-feira.

  • Transporte de até 10 passageiros;
  • Autonomia de voo por 4h30;
  • Velocidade de até 287 km/h;
  • Autonomia para percorrer até 852 km (rota entre SP e Brasília é de 874 km, por exemplo)
  • Peso máximo de decolagem em 6.050 kg
  • Interior com tapete feito a mão, forros de couro e folheados de madeira;

“É o primeiro helicóptero desse modelo entregue no Brasil, o mais novo desenvolvido pela Airbus. Rápido, moderno, extremamente confortável. Não sei exatamente a configuração de equipamentos para esse cliente, mas se colocar US$ 16 milhões [em torno de R$ 86,6 milhões], não está fora do que ele chegou”, falou o piloto e advogado especialista em direito aeronáutico, Rodrigo Duarte.

Segundo o portal da airbus, “o helicóptero será o terceiro ACH160 vendido no Brasil para dois clientes diferentes e o primeiro com o novo interior da ACH Line Lounge” – mais sofisticado.

A chegada do Beluga

Aproximadamente 150 fotógrafos admiradores de aviação foram cadastrados para acompanhar a chegada da aeronave ao aeroporto e três ônibus foram usados na operação. De acordo com a concessionária administradora do terminal, o Beluga estava carregado com um helicóptero de luxo, mas informações sobre valor e destinatário não foram confirmadas até a publicação.

O diretor de operações em Viracopos, Marcelo Mota, explicou que a operação começou a ser planejada há quase quatro meses e mobilizou aproximadamente 250 pessoas, incluindo integrantes das polícias Militar e Federal, Receita Federal, Emdec, além de funcionários da concessionária administradora do terminal. Não houve reflexos nas operações de voos no aeroporto.

A expectativa é de que o Beluga deixe Viracopos às 19h desta terça-feira e retorne para a França.

Em sua primeira viagem à América Latina, a aeronave chegou ao Brasil na tarde de domingo (24) e pousou em Fortaleza (CE). O cargueiro pernoitou no Ceará e decolou com destino à cidade paulista às 11h30, informou a concessionária Aeroportos Brasil, administradora do terminal em Campinas.

Inicialmente, estava programado o avião chegar à capital cearense no sábado e, à cidade paulista, no domingo. No entanto, uma tempestade em Dacar, no Senegal, impediu a aeronave de decolar, o que atrasou toda a programação.

‘Operação Beluga’

O modelo diferenciado chamou a atenção e atraiu admiradores em Fortaleza no domingo. Pensando nisso, as polícias Federal e Militar Rodoviária e a Prefeitura de Campinas montaram um esquema especial para evitar acidentes em Viracopos. Entre as ações está o monitoramento para evitar que motoristas parem na Rodovia Santos Dumont (SP-075) para ver o avião.

Detalhes da aeronave

A aeronave é conhecida pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca.

Conforme o site da Airbus, o avião tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. O cargueiro tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *