
O tráfego de carros e demais veículos particulares serão limitados na avenida Senador Salgado Filho, na Zona Sul da cidade. Isto acontece por causa da criação da faixa semi-exclusiva de ônibus na avenida, que já está em vigor desde o último sábado (5).
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Clodoaldo Cabral Trindade Júnior, agentes de trânsito estarão no local orientando os motoristas.
“Durante esta semana ninguém será multado, estamos ainda no período de orientação, que deve durar entre oito e dez dias”, disse o secretário. A faixa semi-exclusiva da avenida Salgado Filho não poderá ser utilizada por veículos particulares no horário de pico, que compreende das 17 às 19h.
No entanto, fora deste horário, os demais veículos poderão utilizar a faixa de ônibus apenas para fazer conversões à direita. “É uma faixa semi-exclusiva, por isso permite que os veículos particulares possam utilizar a faixa em determinado horário, portanto que o motorista faça a conversão à direita. Mas, os condutores não podem passar mais de um quarteirão seguindo pela faixa dos ônibus”, explica Clodoaldo.
Além do tráfego limitado na faixa semi-exclusiva dos ônibus, desde o dia (5) os motoristas também estão proibidos de fazer conversões à direita na avenida Senador Salgado Filho no horário de pico, entre 17h e 19h. As proibições acontecem nos cruzamentos com as avenidas Alexandrino de Alencar, Bernardo Vieira, Antônio Basílio e Nascimento de Castro.
Neste horário, apenas os ônibus urbanos poderão realizar essas conversões à direita para a avenida Senador Salgado Filho.
Com as medidas, a STTU pretende fazer com que os usuários de transportes coletivos gastem menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via.