A Prefeitura de Natal começou a vacinação contra a Covid-19 em 20 de janeiro. Nessa quinta-feira (25), inicia a imunização de idosos a partir de 72 anos, e segue a dos trabalhadores da saúde que ainda não foram imunizados e da população de rua.
Quem pode ser vacinado
- Idosos a partir de 72 anos
- Trabalhadores da saúde que ainda não foram imunizados
- Idosos em condomínios cadastrados
- Idosos acamados acima de 75 anos
O que fazer se você está nos grupos acima
As vacinas para idosos de 72 estão sendo aplicados em quatro pontos de drive thru e também em 29 salas de Unidades Básicas de Saúde.
Os pontos drive thru são o Palácio dos Esportes, o Shopping Via Direta, Arena das Dunas e o Ginásio Nélio Dias – os dois últimos contam ainda com sala de vacinação para pedestre. O funcionamento é das 8h às 16h. Os trabalhadores da saúde só podem se vacinar nestes quatro pontos – e não podem nas salas de vacinação.
Os idosos, no entanto, têm a opção de ir uma das 29 salas de vacinação. O funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e das 13h30 às 15h:
- Distrito Sanitário Norte I – UBS Pajuçara, UBS Nova Natal, UBS Redinha e UBS Nordelândia; USF Gramoré e USF Parque das Dunas.
- Distrito Sanitário Norte II – UBS Vale Dourado, UBS Panatis, UBS Nova Aliança, UBS Soledade II; USF Jardim Progresso e USF Santarém.
- Distrito Sanitário Leste – UBS São João, UBS Brasília Teimosa, UBS Rocas, UBS Alecrim, Unidade Mista de Mãe Luiza e UBS Lagoa Seca.
- Distrito Sanitário Oeste – UBS Nazaré, UBS Felipe Camarão II, UBS Cidade Nova , UBS Bairro Nordeste; USF Quintas e USF Monte Líbano.
- Distrito Sanitário Sul – UBS Candelária, UBS Rosângela Lima, UBS Nova Descoberta, UBS Cidade Satélite e UBS Pitimbu.
Para quem for receber a segunda dose, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de as pessoas observarem o cartão de vacinação, onde constam informações importantes como o tipo da vacina, data em que receberam a dose e previsão do reforço (a segunda dose).
Para receber a vacina é necessário apresentar cartão de vacina, comprovante de residência e documento original com foto.
O profissional da saúde precisa apresentar escala de trabalho ou vínculo empregatício, cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e ainda carteira do Conselho de Classe. A SMS Natal diz que também é necessário que o profissional leve impresso o Formulário de Vacinação que encontra-se disponível no site da Prefeitura do Natal.
Há uma recomendação para o cadastro na plataforma RN+ Vacina, que monitora a situação da vacinação em todo o estado. O cadastro pode ser feito previamente no site ou celular e também na hora da vacinação com o auxílio de um profissional do local.
Os idosos vacinados nos condomínios devem seguir o cronograma da UFRN.
Fonte: G1RN
