A usina termelétrica Parnaíba I, da MPX Energia, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica para iniciar a operação comercial da terceira turbina, com capacidade instalada de 169 MW. Localizada no estado do Maranhão, a usina capacidade instalada total de 676 MW, composta por quatro turbinas a gás de 169 MW cada.
A terceira turbina da termelétrica começou a fornecer energia ao Sistema Interligado Nacional em 16 de março de 2013, em caráter de testes, tendo gerado aproximadamente 13 mil MWh neste período. Com a aprovação da Declaração de Operação Comercial da terceira turbina, a planta passa a suprir 337,5 MW médios para distribuidoras de energia, sendo remunerada segundo os termos do Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado assegurado no leilão de energia A-5 de 2008.
O empreendimento comercializou 450 MW médios, por um período de 15 anos. O contrato garante uma receita anual mínima total de R$ 421,2 milhões, com base em outubro de 2012, indexada ao IPCA e, adicionalmente, uma receita variável destinada a cobrir os custos com combustível, operação e manutenção incorridos quando a planta for despachada pelo Operador Nacional do Sistema.