/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/N/G/dpwACBQjW8CSKyW18CUA/whatsapp-image-2023-05-18-at-09.59.57.jpeg)
As dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Natal que tiveram extensão de horário divulgada pelo secretário de saúde, George Antunes, nessa quarta-feira (17), como alternativa para tentar desafogar as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), já estavam funcionando no horário especial desde a época mais crítica da pandemia da Covid-19.
Segundo diretores das unidades, as equipes também não conseguem atender grandes demandas de pacientes com sintomas gripais.
Além dos pacientes agendados para consultas normais, as unidades visitadas pela Inter TV Cabugi nesta quinta-feira (18) informaram que conseguem atender entre 15 e 20 pacientes de “livre demanda”, ou seja, sem marcação, por dia. Além disso, na maioria das unidades, esses atendimentos só ocorrem à tarde, a partir das 16h.
Procurada a SMS confirmou que “Essas 10 UBS têm horário estendido e mesmo sendo desde a pandemia muitas pessoas ainda desconhecem esse serviço. A SMS continua ofertando esse serviço como estratégia de atender melhor à população”, informou por meio de nota.
Os atendimentos nas UPAs cresceram 400% nos últimos dias por conta do aumento de casos de arboviroses e de vírus causadores das síndromes respiratórias.
As UPAS, segundo a Secretaria de Saúde, priorizam o atendimento das pessoas classificadas na cor amarela e vermelha, com quadros mais graves. Os pacientes classificados nas cores azul e verde recebem atendimento, mas o tempo de espera pode ser maior do que os pacientes classificados como mais graves. Pacientes azul e verde podem procurar as UBSs, segundo a prefeitura.
Na unidade de Nova Descoberta, a prefeitura havia anunciado horário estendido das 8h às 20h, mas a direção informou que o trabalho ocorre das 7h às 19h e considerou que houve um “equívoco” na divulgação.
“Quando aparece um paciente que não possa vir às 16h, quando eu tenho uma médica específica para atendimento de pacientes com sintomas gripais, em demanda livre, a gente pede que o paciente aguarde em um espaço reservado, e quando o médico conclui o atendimento clínico, que é agendado, o médico vai fazer esse atendimento”, disse Lilian Emanuelle da Silva, diretora da UBS Nova Descoberta.
“O acolhimento de demanda espontânea é para pacientes com doenças respiratórias. Durante o dia, a partir das 7h, é a demanda normal. A partir das 16h que nós atendemos esses pacientes de demanda espontânea. São feitos 15 atendimentos”, explicou Andréa Araújo, enfermeira da UBS Bom Pastor.
Fonte: G1RN