Uma verdadeira relíquia automobilística estará circulando em Natal a partir da próxima semana. O consultor e advogado Jean-Paul Prates, ex-Secretário de Energia e atual diretor-geral do CERNE (Centro de Estratégiasem Recursos Naturaise Energia), sediado em Natal, “importou” do Rio Grande do Sul um Mercedes Benz 230S Fintail (conhecido como ‘rabo-de-peixe’), ano 1967 (foto).

O carro pertenceu a um único dono, até hoje: o tio de Jean-Paul, o gaúcho Dublin Prates. A intenção do novo dono é recuperar os poucos pontos de ferrugem na parte lateral inferior do veículo e regular motor, velas e carburador. O carro está em excelente estado, com todos os cromados e interior originais intactos. Bem cuidado, o veículo estava rodando regularmenteem Porto Alegre, de onde foi trazido para Natal, numa viagem de 7 dias.

“Passei a infância passeando no carro de meu pai que era gêmeo deste, que pertencia a meu tio. Quando fui a Porto Alegre, durante a Semana Santa passada, vi o bichão lá na garagem dele e fiz uma oferta para comprá-lo e levá-lo para Natal. Ele aceitou e me mandou o carro – que chegou neste sábado. Estou bastante feliz com a oportunidade de dar continuidade aos bons tratos que ele merece”, comenta o novo proprietário. Os filhos Alice e Rafael também curtiram a aquisição .

Apelidada em inglês de “Fintail” ou em alemão de “Heckflosse”, por ter pequenas barbatanas na traseira, a geração com códigos de chassi W110 a W112 da Mercedes-Benz, lançada em 1959, fazia essa discreta concessão à exuberância dos carros americanos. O Fintail foi o primeiro Mercedes a fazer dos testes de colisão um item fundamental no desenvolvimento do projeto.

FICHA TÉCNICA

Motor: 6 cilindros em linha, 2,2 litros(220 SE 1959) / 3,0 litros(300 SE 1961)
Potência: 120 cv a 4 800 rpm (1959) / 160 cv a 5 000 rpm (1961)
Câmbio: manual de 4 velocidades (1959 e 1961) ou automático de 4 velocidades (1961)
Dimensões: comprimento, 487 cm; largura, 179 cm; altura, 150 cm (1959) / 149 cm (1961); entreeixos, 275 cm
Carroceria: sedã de 4 portas
Desempenho:172 km/h e0 a100 km/h em 14 segundos (1959) /180 km/h (manual) ou175 km/h (automático) e0 a100 km/h em 13 segundos (1961)

Da redação de Nelson Freire para o Blog Ponto de Vista

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