As pesquisas de intenção de voto apresentam um cenário de disputa acirradíssima pela presidência dos Estados Unidos. Pesquisa divulgada pela rede de notícias CNN aponta empate em 49% entre o atual presidente Barack Obama e o seu adversário republicano Mitt Romney. No entanto, o número total de votos no país não é responsável por definir quem sairá o vencedor da corrida eleitoral.

Como os Estados Unidos são uma federação e tem uma eleição indireta, cada Estado é responsável por definir um vencedor que leva consigo todos os votos aos quais têm direito no Colégio Eleitoral – órgão responsável por eleger de fato o presidente. Traduzindo, se um candidato receber mais votos na Califórnia, por exemplo, terá a seu dispor os 55 votos que o Estado possui no Colégio Eleitoral, não importando a margem de vitória.

Dentro deste cenário, a verdadeira disputa entre os candidatos é para chegar ao número mágico de 270 votos no Colégio Eleitoral, em um universo de 538. No momento, 237 votos são considerados seguros para Obama, enquanto 191 são dados como certos para Romney. Com isso, os 9 Estados com 110 votos considerados em aberto, porque as pesquisas de opinião não apresentam um vencedor definitivo, serão os palcos decisórios da disputa, e foram o cenário de grande parte das viagens de campanha e destino da maior parte das centenas de milhões em verbas publicitárias.

Fonte:JB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *