Reitoria Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN fachada sede  — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Reitoria Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN fachada sede — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe na terça-feira (11) o gerente do programa de bolsas de estudo Chevening Scholarships no Brasil, James Phillips, que apresentará as oportunidades do projeto ao público norte-riograndense. O evento também terá participação de um ex-bolsista potiguar, compartilhando suas experiências.

O objetivo do encontro em Natal, que acontecerá no auditório X da UFRN, às 17h, é divulgar a possibilidade de concorrer a bolsas de estudos para alunos da região nordeste do país. O ex-bolsista potiguar Lourenço Capriglione também participará do encontro, compartilhando sua experiência e dicas para o processo seletivo. No momento, a maioria dos aplicantes do programa estão concentrados na região sudeste.

Financiado pelo ForeignCommonwealth and Development Office (FCDO) e por organizações parceiras, o Chevening Scholarships é o maior programa de bolsas de estudos do Reino Unido.

As bolsas são válidas para programas de mestrado com duração de um ano em qualquer área do conhecimento e incluem as tarifas universitárias, passagens aéreas, visto e uma ajuda de custo mensal, que costuma ser suficiente para viver no país.

Cerca de 1.500 estudantes provenientes de mais de 160 países são selecionados por ano. No Brasil, cerca de 50 pessoas são selecionadas anualmente.

O intuito do programa é selecionar indivíduos que demonstram potencial para inspirar, informar e influenciar mudanças positivas no seu país de origem.

Entre as condições para concorrer, o candidato deve conseguir se comunicar em inglês, ter um diploma de graduação e no mínimo dois anos de experiência profissional, incluindo trabalhos voluntários.

Ao aplicar a inscrição, deve conter evidências claras de habilidades como liderança e networking, ter um plano de carreira em mente, demonstrar como os estudos de mestrado vão apoiá-lo na realização deste plano e como pretender aprofundar as relações entre Reino Unido e Brasil.

Na aplicação ao programa, também deve constar a universidade britânica e o curso de preferência.

Após concluir o período de estudos no Reino Unido, os alunos devem voltar para o Brasil por um período mínimo de dois anos. A comunidade internacional de ex-bolsistas Chevening já ultrapassa 50.000 pessoas. As inscrições para as bolsas de estudo de 2024/25 serão abertas em agosto de 2023.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *