
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou recursos de R$ 2.675.842,76, para aplicar em seis programas e nove projetos de extensão que serão desenvolvidos tanto em Natal e quanto em outros municípios do estado. O valor foi conquistado por meio do Edital ProExt 2016.
O Programa de Extensão Universitária (ProExt) foi criado em 2013, pelo Ministério da Educação (MEC) e abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. O objetivo do programa é apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, a UFRN concorreu com mais de 200 instituições públicas. Ela destaca que o ProExt ampliou consideravelmente o desenvolvimento de projetos de extensão visando à inclusão social e ações voltadas à reflexão sobre políticas públicas, por meio de diferentes propostas de trabalho em áreas como saúde, educação, cultura e arte.
Confira, abaixo, as áreas contempladas pela UFRN:
– Educação;
– Cultura e arte;
– Promoção da saúde;
– Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza;
– Preservação do patrimônio cultural Brasileiro;
– Promoçãoo da igualdade racial;
– Mulheres e relações de gênero;
– Esporte e lazer;
– Ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social;
– Relação entre Estado e Sociedade, Promoção da Participação Social e Políticas para a Juventude.