
Um túnel com cerca de 100 metros de comprimento foi descoberto na noite de ontem (24) na Cadeia Pública de Natal (CPN), também conhecida como Presídio Provisório Raimundo Nonato, localizado na zona Norte de cidade. Segundo o coordenador de Administração Penitenciária (Coape), Zemilton Pinheiro, o buraco foi aberto no pavilhão A da unidade, onde estavam aproximadamente 228 presos.
Zemiltoin Pinheiro acredita que os presos pretendiam fugir ainda nesta quarta-feira. “A fuga já estava planejada para esta madrugada, mas felizmente os agentes penitenciários conseguiram descobrir a escavação e evitar a evasão”, revelou.
A princípio, a informação repassada ao portal Nominuto.com era de que o buraco teria a dimensão de cerca de 30 metros. No entanto, a diretora da unidade, Dinorá Simas, explicou que essa distância correspondia apenas à área interna do presídio. Ela revelou que a escavação já havia avançado para o lado de fora totalizando aproximadamente 100 metros de comprimento.
Ainda de acordo com a diretora, a escavação iria possibilitar que os presos saíssem dentro de uma casa. Diante da descoberta da escavação, a diretora da unidade revelou que os presos do pavilhão A foram transferidos para o pavilhão B. “Eles foram recolhidos para lá, e uma retroescavadeira está chegando ao presídio ainda na manhã de hoje para começar os serviços para tapar o buraco”, destacou.
Segundo o secretário da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Walber Virgolino, as visitas e “regalias” dos presos e visitas íntimas já foram cortadas devido a descoberta do túnel. “Nós já cortamos tudo isso e agora vai ser aberta uma sindicância e um inquérito policial para apurar o caso”, disse.