/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/I/R/0hfq8VShSuF9MAwobfFQ/2017-10-31t211507z-874281282-rc1f4a371770-rtrmadp-3-new-york-shooting-b.jpg)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou, na noite dessa terça-feira (31), que se “endureça” os vetos a cidadãos estrangeiros depois de ser divulgado que o autor do atentado que deixou oito mortos em Nova York é um imigrante do Uzbequistão. Ele também criticou a “loteria de visto” e defendeu que as autorizações de permanência no país sejam concedidas por “mérito”.
Sayfullo Saipov, um uzbeque de 29 anos identificado como o autor do ataque, conseguiu visto para morar nos EUA pela Loteria Diversidade de Vistos, que funciona por meio de um sorteio e foi criada em 1990.
“Acabo de ordenar ao [Departamento de] Segurança Nacional que endureça nosso programa de vetos, que já é extremo. Ser politicamente correto é bom, mas não para isto!”, afirmou o presidente em uma mensagem no Twitter.
Trump não disse quais medidas serão tomadas e, até a manhã desta quarta-feira (1º), a Casa Branca não tinha divulgado detalhes.
Pouco antes, o presidente tinha se referido ao Estado Islâmico (EI) em outra mensagem, apesar do grupo terrorista não ter reivindicado, por enquanto, o ataque em Nova York. “Não devemos permitir que Estado Islâmico volte, ou entre, em nosso país depois de derrotá-los no Oriente Médio e em outros lugares”, afirmou Trump.
O governador de NY, Andrew Cuomo, disse que o autor do ataque estava vinculado ao Estado Islâmico e se radicalizou nos EUA, segundo a France Presse.
Nesta quarta (1º), também no Twitter, Trump criticou o sistema americano de concessão de vistos, culpando os democratas e colocando pressão sobre o programa de “loteria de vistos”, que forneceu a autorização de permanência para o autor do ataque.
“O terrorista veio para o nosso país através do que é chamado de ‘Programa Loteria de Vistos de Diversidade’, um presente de Chuck Schumer. Eu quero (um programa) baseado em mérito”, afirmou, se referindo ao líder democrata no Senado.
A Loteria Diversidade de Vistos, que funciona por meio de um sorteio, foi criada em 1990 por Schumer.
No ataque desta terça, Sayfullo Saipov atropelou pessoas em um trecho da ciclovia que fica próximo do memorial do World Trade Center no sul de Manhattan. O memorial foi construído após o atentado de 11 de setembro de 2001, que destruiu as Torres Gêmeas e deixou cerca de 3 mil mortos.
Fonte: G1