O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nessa terça-feira (21), que só os Estados Unidos conseguirão defender a Groenlândia.

“Tenho respeito tremendo às pessoas da Groenlândia e da Dinamarca, mas acredito que nenhum outro país consegue manter a segurança da Groenlândia a não ser os Estados Unidos”, discursou.

Também em Davos, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a soberania da Groenlândia é “inegociável” e alertou que eventuais tarifas entre EUA e UE seriam um erro estratégico. Para ela, a estabilidade da região depende da cooperação entre aliados históricos, e não de ações unilaterais.

“A soberania e a integridade territorial da Groenlândia e do Reino da Dinamarca são inegociáveis”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, ao defender solidariedade total da União Europeia com o território autônomo dinamarquês.

Sem citar diretamente o governo americano, criticou a imposição de novas tarifas. “As tarifas são um erro, especialmente entre parceiros de longa data”, disse. “Em política, assim como nos negócios, um acordo é um acordo. E quando amigos apertam as mãos, isso precisa significar algo.”

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, pediu ontem (20) que os países europeus evitem qualquer tipo de retaliação diante da intenção do presidente Donald Trump de assumir o controle da Groenlândia e solicitou que os aliados “mantenham a mente aberta” sobre o tema.

“Digo a todos: acalmem-se. Respirem fundo. Não revidem. O presidente estará aqui amanhã e transmitirá sua mensagem”, afirmou Bessent em coletiva durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíça.

As declarações ocorrem em meio ao aumento das tensões entre Washington e a União Europeia, depois de Trump reiterar que considera a Groenlândia estratégica para a segurança dos EUA e anunciar a aplicação de uma tarifa de 10% a oito países europeus a partir de 1º de fevereiro de 2026.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *