
A terceira edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa teve início nesta segunda-feira (30) com ampla programação na comarca de Campo Grande, região Oeste do estado. Amanhã, as atividades começam com a solenidade de instalação do 2º Juizado da Violência Doméstica de Natal, às 8h30, durante sessão especial da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. O órgão colegiado julgará processos envolvendo violência contra a mulher. O evento é realizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ diante da realidade de que o Brasil é o 5º país no mundo com mais casos de agressões à mulher.
Às 10h, na Assembleia Legislativa, a juíza Fátima Soares, da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ, concederá uma entrevista coletiva para destacar as ações que vão ser realizadas ao longo dessa Semana, cuja programação se estende até o dia 4 de dezembro em Natal e região metropolitana. Na ocasião, a magistrada também apresentará dados sobre o primeiro dia de atendimento no município de Campo Grande. A coletiva tem o apoio da deputada estadual Cristiane Dantas.
Durante a Semana, estão previstas a realização de audiências de processos envolvendo violência contra a mulher nas comarcas do RN, atendimentos sociais e ações educativas. Em Natal, haverá um plantão judicial para receber as demandas sobre medidas protetivas emergenciais. Atualmente, quase 13 mil processos tramitam no Judiciário Estadual envolvendo casos de violência contra a mulher.
A tarde da terça-feira também está repleta de atividades em Parnamirim – as ações ocorrerão no Teatro Municipal Paulo Barbosa, no bairro Cohabinal. A comunidade vai poder usufruir de diversos benefícios além do atendimento jurídico, como avaliação nutricional e odontológica, testes de glicemia e HIV, cabeleireiro, massoterapia, esmaltaria, emissão de CPF, de carteira de trabalho e apresentações culturais.