O brasileiro Thiago Braz fez história e conquistou a medalha de ouro no salto com vara dos Jogos Olímpicos. Na final, o atleta de 22 anos superou o recordista mundial e campeão olímpico de Londres-2012, o francês Renaud Lavillenie. Thiago saltou 6,03 m em sua segunda tentativa, superando sua melhor marca da carreira, que era de 5,93, e quebrando o recorde olímpico que Lavillenie havia estabelecido minutos antes, de 5,98 m. O francês não conseguiu saltar 6,08 m em sua última chance e ficou com a prata.
Thiago Braz é atleta da elite do salto com vara, mas estava longe de figurar entre os favoritos. Ele garantiu medalha e fez melhor: arriscou algo inédito na sua carreira – o salto de 6,03 m. Thiago, que já tinha medalha assegurada, arriscou bater o campeão e recordista francês para brigar pelo ouro. O público do Engenhão presenciou, então, o maior feito de um esportista brasileiro até agora na Olimpíada.
Foi a primeira medalha olímpica do Brasil no atletismo desde Pequim-2008, quando Maurren Maggi ganhou o ouro no salto em distância. É também o quinto ouro brasileiro na modalidade, sendo os anteriores de Maggi, Adhemar Ferreira da Silva (salto triplo em 1952 e 1956) e Joaquim Cruz (800m em 1984).
