
Depois de termos mostrado aqui a análise feita à qualidade de diferentes marcas de azeite de oliva extravirgem, chegou a hora de relembrar um estudo feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), em 2009, em que foram testadas marcas de protetor solar vendidas no Brasil. Todas as marcas de protetor solar em spray foram reprovadas no teste por possuírem um fator de proteção solar menor do que o informado no rótulo.
Entre os produtos testados, o que chegou mais próximo ao FPS 30, conforme prometido no rótulo, foi o protetor da marca Cenoura & Bronze, com um FPS de 22,8. O que obteve o pior desempenho neste quesito foi o produto Ultra Defense Protetor Contínuo, da marca Banana Boat, que apresentou um índice de proteção de apenas 13,1. Para completar, o protetor da marca Solar Australian Gold, além de apresentar um FPS de apenas 15,9, ainda trazia informações incorretas sobre a data de validade do produto. Também foram testados os protetores em spray das marcas Coppertone, Sundown, L’Oréal, O Boticário, Natura, Nivea Sun e Red Apple, todas reprovadas neste quesito.
A Proteste analisou também o índice de proteção UVA, bem como a resistência do produto à água e à radiação. Apesar dos resultados desanimadores, as marcas avaliadas contestam a avaliação, afirmando que seus produtos estão de acordo com as normas da Anvisa, que emitiu um comunicado sobre o tema.
Imagem: Editoria de Arte/Folhapress;
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Confira aqui o resultado completo do teste.