Uma pesquisa da Universidade da Califórnia desenvolveu uma tecnologia para dobrar a eficiência das conexões sem fio para smartphones e tablets. O estudo busca uma solução para o esgotamento das frequências de transmissão wireless, uma vez que celulares inteligentes e dispositivos como o iPad geram muito mais tráfego do que telefones móveis comuns – 121 vezes mais, por exemplo, no caso do tablet.

O método usado para a conexão sem fio via rádio é chamado de half-duplex, porque usa dois canais: um para enviar e outro para receber as informações. Existe outra metodologia, chamada rádio full duplex, que permite fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ou seja, ter o dobro da eficiência. Por outro lado, ela é altamente susceptível a interferências.

Por isso, os professores Yingbo Hua e Ping Liang, e seus alunos Yiming Ma, Ali Cagatay Cirik e Qian Gao, da Engenharia Elétrica, propõem uma forma de reduzir essa interferência. A descoberta poderia reduzir problemas como conexão lenta e queda de linhas, entre outros.

A interferência dos sinais das torres de telefonia celular pode ser bilhões de vezes mais forte do que os sinais que essas mesmas torres tentam capturar de cada telefone em uso. A tecnologia time-domain transmit beamforming (transmissão de feixes por domínio temporal, em tradução livre), desenvolvida no estudo, cria um bloqueio de sinal por domínio de tempo, e permite que o rádio receba melhor os sinais muito mais fracos ao mesmo tempo em que envia sinais muito fortes pela mesma frequência.

Fonte: Portal Terra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *