Ambulância na área da caverna de Tham Luang (Foto: Ye Aung Thu / AFP Photo)

A operação de resgate dos meninos e um treinador de futebol em uma caverna inundada no norte da Tailândia recomeçou nesta segunda-feira (9), após uma longa pausa. No domingo (8), quatro dos 12 garotos foram retirados do local.

A missão desta segunda é trazer ao menos outros três adolescentes, conforme as etapas antecipadas por autoridades no final de semana. É possível, no entanto, que a equipe escolte 4 jovens de volta, com base no sucesso da operação do domingo.

Os mesmos especialistas que participaram da primeira etapa de salvamento no domingo (8) retornaram à caverna nesta segunda, para o 2º dia de salvamento. No entorno da montanha, ambulâncias e helicópteros esperam pelos garotos.

Os adolescente resgatados no domingo foram levados para o hospital da província de Chiang Rai e, segundo a “BBC”, estão em “perfeitas condições”.

Após a conclusão da primeira etapa, Osottanakorn informou que as equipes de resgate precisavam repor o estoque de oxigênio da caverna e anunciou uma pausa de 10 horas a 20 horas para se preparar para a operação desta segunda.

O início do resgate do grupo – composto de 12 garotos, de 11 a 16 anos, e do técnico, de 25 anos – foi anunciado na manhã de domingo (no horário local). O primeiro menino a deixar a caverna saiu às 17h40 (no horário local).

Após chegar à superfície, os meninos foram para um hospital improvisado, montado perto da caverna, onde passam pelos primeiros exames físicos. Depois, foram transferidos para o hospital. Eles não tiveram contato com a imprensa.

Osottanakorn afirmou que 90 mergulhadores – 50 estrangeiros e 40 tailandeses – participam da operação. Mais cedo, o governo havia afirmado que 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, conduziriam o grupo pelos trechos inundados da caverna Tham Luang, que está complemente no escuro.

A estimativa inicial é de que toda a operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias.

O governo antecipou que a viagem de volta começaria com um grupo de quatro meninos. Depois, segundo o “Bangkok Post”, dois grupos com três meninos devem deixar a galeria subterrânea. Por último, mais dois garotos e o treinador serão trazidos para fora.

No início, as autoridades estudaram deixar o grupo dentro da caverna até o fim da estação chuvosa – o que poderia significar que eles ficariam presos por até quatro meses. Porém, o bombeamento constante de água para fora da cavidade e a interrupção das fortes chuvas contribuíram para que o nível da água abaixasse, possibilitando o resgate.

Uma das maiores preocupações das autoridades era a condição climática na região: nuvens escuras – típicas desta época do ano – permanecem sobre o norte montanhoso do país.

Choveu fraco neste domingo na região, porém a previsão do tempo indica que uma tempestade se aproxima e deve chegar à região da caverna em até 4 dias. Uma tempestade inundaria ainda mais a galeria e tornaria a situação ainda mais dramática.

Na manhã de sábado (7), o governador e o coordenador da célula de crise afirmou que “agora e pelos próximos três ou quatro dias, as condições para uma evacuação são perfeitas em relação à água, ao tempo e à saúde dos meninos”. Porém, ele não afirmou quais eram os planos para o resgate.

A queda no nível de oxigênio na cavidade subterrânea e a elevação do dióxido de carbono também pressionaram as equipes abreviar o resgate.

As equipes começaram a esvaziar a área para a operação de resgate ainda no fim da noite de sábado. Foram desobstruídas a área no entorno da entrada caverna e também as estradas de acesso à região. Os mais de 1000 jornalistas que acompanham o resgate tiveram que se afastar da caverna.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *