
A Câmara Municipal de Natal aprovou ontem (18) uma emenda que obriga aos transportes coletivos urbanos de Natal a implementar os pisos baixos na frota. Com a aprovação, os ônibus da capital terão até o final do ano para fazer a adaptação em 10% dos veículos.
A medida também prevê que esse percentual seja ampliado gradativamente. “Essa aprovação foi sinônimo de obstinação e luta das pessoas com deficiência. Inicialmente a prefeitura queria destinar apenas 20% da frota. Mas, conseguimos que toda a frota seja contemplada gradativamente”, ressaltou Ronaldo Tavares, presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern).
Após a aprovação na Câmara Municipal, espera-se que toda a frota de ônibus de Natal esteja com o piso baixo em até 10 anos. No dia 17 de abril deste ano, o portal Nominuto.com registrou a indignação do presidente da Socern, que na época reclamava da falta de acessibilidade nos ônibus da capital.
O representante da Sociedade dos Cegos informou que a emenda aprovada ontem também prevê a volta do sinal sonoro nos equipamentos de bilhetagem eletrônica, além disso, também ficou acordado que as paradas de ônibus passarão a contar com a presença de placas em braile.