/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/Y/i/c4ELMSQQyFIKTpQ2dIkg/2021-06-30t140930z-1947990324-rc2bao9q5n4s-rtrmadp-3-miami-building.jpg)
As equipes de resgate entraram nessa quarta-feira (30) no 7º dia de buscas pelos desaparecidos no desabamento de parte de um prédio residencial na região de Miami, Estados Unidos.
Até o momento, 18 corpos foram encontrados nos escombros e ao menos 145 pessoas ainda estariam desaparecidas — quatro corpos haviam sido achados pela manhã e mais dois, à tarde. Autoridades da Flórida divulgaram a identidade de parte das vítimas:
- Stacy Dawn Fang, 54 anos
- Antonio Lozano, 83 anos
- Gladys Lozano, 79 anos
- Manuel LaFont, 54 anos
- Leon Oliwkowicz, 80 anos
- Luis Bermudez, 26 anos
- Anna Ortiz, 46 anos
- Cristina Beatriz Elvira, 74 anos
- Marcus Joseph Guara, 52 anos
- Frank Kleiman, 55 anos
- Michael David Altman, 50 anos
- Hilda Noriega, 92 anos
Uma criança brasileira está entre os desaparecidos. Lorenzo Leone, de 5 anos, estava com seu pai, Alfredo Leone, quando o edifício veio abaixo. Sua mãe, Raquel Oliveira, não estava no apartamento porque visitava parte da família no Colorado.
‘Dano estrutural grave’
Um relatório feito em 2018 apontou que o condomínio onde ficava o prédio tinha um “grande dano estrutural”, em uma laje de concreto abaixo do deck da piscina. A empresa responsável alertou a necessidade de reparos na estrutura.
Apesar do alerta, uma autoridade municipal garantiu aos moradores do Chaplain Towers que o edifício estava “em muito bom estado”. A informação sobre o relatório e a resposta do poder público foram revelados pela imprensa americana no fim de semana.
O condomínio tinha uma grande deterioração estrutural no estacionamento, sob a torre de 40 anos, segundo o relatório. O documento alertava que uma laje estrutural de concreto precisava ser substituída “em um futuro próximo” devido a uma falha na impermeabilização.
Mas ainda não se sabe o motivo da tragédia, nem se esse dano estrutural pode estar relacionado a ela.
Fonte: G1