/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/i/P/LriSPmRAG24ClGJMPoRw/camila.jpg)
No Dia Internacional da Mulher, a Skol decidiu lançar uma campanha para retirar de bares cartazes antigos da marca com a estereotipada imagem da mulher retratada como objeto sexual.
“Isso não nos representa mais”, anuncia o vídeo que está sendo lançado ontem (8) nos canais digitais da marca. Veja o vídeo da Skol
Oito artistas mulheres foram convidadas para fazerem releituras de pôsteres antigos da marca e a Skol está pedindo que as pessoas indiquem bares com cartazes machistas ainda pendurados na parede para que seja feita a substituição.
Não é de hoje que esse tipo de propaganda incomoda muita gente e tem sido alvo de críticas. Aos poucos, as marcas de cerveja em se esforçando para mudarem a forma de representação da mulher.
Em seu novo posicionamento, a Skol passou a adotar desde o último verão a assinatura “Redondo é sair do seu quadrado”, em que já procurava dar um enfoque mais plural para a clássica fórmula praia, sol e piscina.
A campanha de agora não chega a ser um pedido de desculpas pelas peças do passado, mas representa de certa forma um marco, à medida em que a empresa admite que as peças do passado eram machistas e que imagens sexistas não mais a representam, e também a incomodam.
E como a Skol pretende retratar a mulher daqui para frente? Segundo a diretora de marketing, Maria Fernanda de Albuquerque, não se trata necessariamente de deixar de mostrar a mulher de biquíni, e sim de retratar a realidade sem estereótipos.
“[A ideia] Não é mostrar uma mulher diferente, é simplesmente retratar a realidade, as mulheres como elas são. Uma executiva, uma mãe, uma dona de casa… não servindo cerveja, mas tomando”, afirma.
Embora esteja liderando o movimento dentro da Ambev, a Skol afirma se tratar de um novo posicionamento que está assumido por todas as marcas da companhia. “Não tem mais volta”, diz Maria Fernanda de Albuquerque.
A ação lançada para este Dia da Mulher foi criada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi. As artistas convidadas para fazer as releituras de pôsteres antigos da marca foram: Eva Uviedo, Elisa Arruda, Carol Rosseti, Camila do Rosário, Manuela Eichner, Tainá Criola, Sirlaney Nogueira e Evelyn Queiroz, a Negahamburguer.
Segundo a Skol, será criado no site da marca um espaço para as pessoas indicarem bares e outros pontos de venda que ainda tenham peças antigas, para que essas possam ser substituídas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/C/I/vaiAmzQzWVB8Lue8dnXQ/carol.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/Z/6/dgvG4ZQZusIwcyBop1MQ/evelyn.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/D/p/fH1O3RTmmF3ksdAj63BQ/taina.jpg)