
O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN) pediu a interdição da delegacia Plantão Zona Sul, em Natal, e a imediata retirada dos presos da unidade. De acordo com o sindicato, a custódia de presos na delegacia tem exposto agentes e detentos a condições insalubres. Segundo o presidente do Sinpol, Paulo César de Macedo, 22 presos – 21 homens e uma mulher – estão sendo custodiados na delegacia atualmente. A superlotação gerou inclusive um princípio de motim na manhã desta sexta-feira (8).
Ainda de acordo com Macedo, o Sinpol já acionou a vigilância sanitária para uma inspeção nas dependências da delegacia para uma possível interdição. Além disso, o presidente também afirmou que o sindicato vai entrar com outra representação junto ao MP para o cumprimento da sentença.
Após o tumulto no início da manhã desta sexta, agentes receberam a informação de que os presos estariam fazendo uma escavação na parede da delegacia. De acordo com as informações do Sinpol, um buraco começou a ser feito e chegaria até o alojamento dos agentes. A delegacia pediu o apoio da Polícia Militar e de outros agentes da Polícia Civil para retirar os presos da cela e fazer uma revista, identificanto o local do buraco.