Jaécio Carlos*
Esta semana chegaram a Natal alguns amigos que se hospedaram em hotéis da Via Costeira. Um deles foi assistir a minha palestra motivacional na Casa de Caridade Bezerra de Meneses, dia 31 de março. A entidade fica na Av. Lima e Silva, 1520 – no bairro Dix-set Rosado.
Do Serhs Hotel até lá o taxista cobrou 50 reais, o dobro do que seria normalmente uma corrida se a rua fosse sinalizada e a numeração normalizada.
A Lima e Silva tem dois números 1520 e em toda a extensão, desde o quartel o Exército em Nova Descoberta até o final, passando pela avenida Seis, só tem duas placas indicativas.
Praticamente em todas as ruas de Natal não há sinalização nem do nome nem da numeração das casas.
Quem mora aqui se perde, imagine quem vem de fora. Até mesmo os taxistas ficam confusos quando usam o GPS do veiculo. Localizam a rua, mas não o numero do endereço procurado. É prevciso ter um ponto de referência, se não fica difícil encontrar o lugar.
Quando assessorei o vereador Assis Oliveira, na Câmara Municipal de Natal, fizemos um requerimento para que a Prefeitura autorizasse a implantação do sistema de sinalização de ruas, avenidas, praças e a numeração das casas e logradouros. Mas quando foi dada entrada do requerimento, o protocolo informou que havia uma Lei Municipal sobre esse assunto, há mais de 10 anos. Isso em 2003. Até hoje não saiu do papel e Natal continua mal sinalizada.
Como cidade turística, esta na hora da municipalidade providenciar corrigir essa desinformação, providenciando uma licitação para escolher uma empresa que possa fazer a sinalização das nossas ruas.
Fica aqui o registro para que nosso Prefeito se interesse em fazer de Natal uma cidade onde as pessoas não se percam.
*Jaécio Carlos – Editor de revistas, jornais, livros e palestrante motivacional
