O Café com o Motorista é um projeto desenvolvido em empresas do transporte urbano com o objetivo de humanizar a relação entre motoristas de ônibus e ciclistas.
É cada vez maior o número de ciclistas pelas ruas de Natal. Pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transportes para chegar ao trabalho, a encontros ou simplesmente para praticar exercício físico. Por esse motivo, membros do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e da Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN) firmaram uma parceria inédita que pretende manter a relação de paz no trânsito entre motoristas de ônibus e ciclistas.
Será o “Café com o Motorista”, um projeto de consciência social que trará tanto para os ciclistas, quanto para os motoristas, uma diminuição de situações de risco entre as partes. O Projeto consiste na seguinte forma: pelo menos uma vez por mês um grupo de ciclistas participa de um café da manhã com motoristas e cobradores em terminais de ônibus das quatro zonas da capital potiguar.
Durante o café da manhã, os ciclistas irão apresentar quais as condições mínimas que um condutor de bicicleta precisa ter para dividir o trânsito, não só com os ônibus, mas também com carros e demais tipos de veículos. “Fazendo essa parceria nós queremos mostrar que a convivência entre os ciclistas e condutores pode ser harmoniosa e, acima de tudo, de muito respeito”, enfatiza o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão.
Para o presidente da ACIRN, Haroldo Mota, esse é um projeto de educação para a cidadania que visa aprimorar as relações do dia-a-dia entre os ciclistas e os condutores dos ônibus que circulam pela cidade. “São muitas ideias que aos poucos irão se tornando realidade. Mas por agora esse é o nosso principal objetivo, aplicar a educação e a cidadania”, disse.
A primeira edição do Café com o motorista já tem data, será no próximo sábado (12), às 9h, no terminal de ônibus do bairro de Felipe Camarão (Transporte Conceição), Rua Maristela Alves, Número 23.
Mapa: http://www.
A expectativa da organização é que só nessa primeira edição do encontro, pelo menos, 100 condutores participem da iniciativa.
Da redação de Nelson Freire, com informações da SETURN, para o Blog Ponto de Vista

