
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) deu início hoje (8), na Escola de Governo, ao Curso de “Prevenção à Fraude de Documentos de Viagem, Detecção de Impostores e Tendências Migratórias”. A capacitação é oferecida pelo Consulado Geral dos Estados Unidos da América para policiais civis, militares, federais e rodoviários federais do Rio Grande do Norte. O curso conta com 8 horas/aula, formará duas turmas e o encerramento acontece amanhã.
O Consulado Americano do Nordeste, sediado em Recife, atende toda a região, com exceção da Bahia. Ele tem registrado, desde o fim de 2015, um aumento nos índices de falsificação de documentos de pessoas que buscam viajar aos Estados Unidos. Os documentos mais fraudados são comprovante de renda, contra cheque, contrato de trabalhos, escrituras, vínculos trabalhistas e carteiras de trabalhos. O objetivo maior do Consulado e das polícias brasileiras é investigar os motivos que levam as pessoas a fraudar documentos. Na maioria dos casos, estes crimes podem ter relação com contrabando de pessoas, tráfico de pessoas, terrorismo, tráfico de drogas, entre outros.