Literatura sobre rodas, apresentações teatrais, palestras, oficinas de formação de leitores. Com esta intensa programação para crianças e adultos, o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, participa pelo 3º ano do Flipipa – Festival Literário da Pipa, que acontece de 7 a 9 de agosto, no estacionamento de Pipa.

Uma das atrações da programação é o BiblioSesc, uma unidade móvel de leitura, com um acervo de mais de 3 mil títulos para consultas e empréstimos, entre livros, revistas, jornais, que atende ao público de todas as faixas etárias.

No campo da dramaturgia teremos a apresentação do espetáculo de rua, dirigido por Lindemberg Farias, com o texto de Ariano Suassuna “Torturas de um coração” ou “Em boca fechada não entra mosquito”,  escrito em 1951. A encenação mistura técnicas circenses, com os atores interpretando seus personagens em cima de pernas de pau. A música é interpretada ao vivo com canções especialmente criadas para o espetáculo, sob direção musical de Caio Padilha, uma espécie de opereta- comédia- popular.

Dentro dos projetos de incentivo à leitura, o Sesc trará autores convidados que por meio de palestras irão abordar temas sobre a criação literária e as diversas histórias que permeiam o mundo da leitura.

O grupo Sesc Dramaturgia também participa da programação do Sesc na Flipipa, através das intervenções poéticas “Poema ao Pé do Ouvido” e Assalto Poético”, onde os atores da trupe intervém na cena urbana, oferecendo as pessoas poemas e crônicas, que podem acontecer, tanto ao pé do ouvido de cada pessoa, como de assalto, fazendo grande estardalhaço e chamando a atenção dos passantes.

O público também poderá participar das oficinas de formação guia de leitura para mediadores, com o professor e livreiro Gelson Bini. O objetivo da atividade é fomentar e aprimorar o gosto pela leitura e o conhecimento da literatura em mediadores da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *