A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) renovaram, na tarde da última terça-feira (9), o Termo de Cooperação para manutenção dos serviços hospitalares de alta complexidade, ofertados por prestadores privados conveniados diretamente com o município de Natal. O convênio entre as secretarias existe desde 2009.
A parceira busca complementar os valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), considerados defasados pelos prestadores. Desta forma a Sesap arca com 60% do valor da complementação e a SMS com 40%.
Para o próximo ano, o convênio prevê a destinação, pela Sesap, de R$ 38 milhões, que deverão ser pagos em doze meses, referentes ao complemento do custeio para a atenção em média e alta complexidade, nas áreas clinica, cirúrgica e intervencionista, nas especialidades de Cardiologia (Ritmologia, Hemodinâmica, Cirurgia Cardíaca), Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia de cabeça e pescoço, Cirurgia Oncologica, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Otorrinolaringologia e Urologia, Cirurgia e Clinica Pediátrica.
Além de Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Anestesiologia e Traumato-ortopedia, dentre outras áreas estratégicas da assistência especializada de média e alta complexidade do SUS para usuários oriundos de cidades do interior do Estado em regime de tratamento nos serviços do território de Natal.