OUTUBRO ROSA imagesCA3MJ9T0

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), realiza neste sábado (22), a partir das 8h, dentro da programação do Outubro Rosa, uma caminhada no Parque das Dunas Jornalista Luis Maria Alves, de estímulo e conscientização à prevenção do Câncer de Mama. A caminhada terá a participação de profissionais da saúde, servidores de outras secretarias, e será aberta à população em geral. No local da concentração haverá distribuição de camisetas, apresentação do grupo teatral Arte Circular Interativa e orientação de educadores físicos com relação a alongamentos para uma rotina de vida mais saudável.

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos com a aprovação, pelo Congresso Americano, do mês de Outubro como sendo o mês de prevenção do câncer de mama. O Programa Estadual de Controle do Câncer da Mama vem se consolidando no Estado desde julho de 2009.

Para 2016, o Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS) estima 230 casos novos em Natal e 720 no Rio Grande do Norte. O estado conta com 27 serviços de mamografia credenciados ao SUS, com aparelhos distribuídos em 12 municípios, de 7 regiões administrativas. A maior concentração é em Natal, com 7 mamógrafos com capacidade para produzir cerca de 135 mil exames por ano.

A SESAP assegurou na Programação Pactuada Integrada da Assistência (PPI) a realização de 98.174 mamografias de rastreamento (mulheres assintomáticas na faixa etária de 50 a 69 anos) em todo o Estado. Do total pactuado foram realizadas, até o dia 30 de setembro, 35.592 mamografias, com um alcance de meta de 36,25%. Este resultado ainda não é suficiente para reduzir a tendência de mortalidade por câncer. O diagnóstico ainda é feito em estágios mais avançados da doença. O diagnóstico tardio pode estar relacionado a dificuldades de acesso da população feminina aos serviços e programas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *