
A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (27), nota sobre a situação epidemiológica da meningite no Rio Grande do Norte. O documento apresenta o número de casos notificados pela Sesap no ano de 2014.
Entre janeiro e maio deste ano foram 46 notificações de casos suspeitos de meningite. Desse total, de acordo com a Sesap, 10 foram confirmados como sendo de doença meningocócica, forma considerada mais grave, dos quais quatro levaram a óbito.
Sesp destaca ainda que, apesar da ocorrência destes óbitos, esta situação não foi caracterizada como surto ou qualquer outro evento que possa representar perigo, pois esses registros encontram-se em número e comportamento semelhante ao observado em anos anteriores no Estado. Em 2013, de janeiro a dezembro, foram confirmados pela Sesap 96 casos de meningite, com 13 óbitos.
Por fim, a Sesap faz o alerta para que a população fique atenta aos sintomas característicos da doença que são: febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômito, rigidez da nuca, prostração(moleza do corpo), confusão mental e, em alguns casos, delírio e coma.