A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, através de seu Centro Internacional de Negócios (CIN-FIERN), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou, na tarde desta quarta-feira, 05, na Casa da Indústria, o seminário “Acordos Comerciais – Status do Brasil e Oportunidades”.
Durante o evento, a analista de negócios internacionais da CNI, Carolina Matos, falou sobre os tipos de acordos comerciais e suas características, com quem se negocia e onde encontrar informações para acordos comerciais, e sobre as oportunidades para as empresas do RN. “As exportações do Rio Grande do Norte estão crescendo”, disse Carolina ao fazer um panorama do comércio exterior no Estado.
O Gerente do CIN/FIERN, Luiz Henrique Guedes, explicou na abertura, a importância do tema para a economia potiguar. “Esta é uma oportunidade para esclarecimentos sobre como funcionam os acordos comerciais e sua importância para nosso desenvolvimento econômico”, afirmou.
Também foram abordados vários temas com mesmo enfoque, por exemplo, como funciona o Mercosul, que segundo Carolina Matos, é considerado uma união aduaneira imperfeita, e as zonas de livre comércio. Ela acrescentou ainda os passos de uma negociação antes e depois do lançamento dos acordos comerciais, e sobre as regras que regem e facilitam os acordos internacionais.
O Seminário reuniu representantes do setor privado, especialistas e membros da sociedade para debater sobre a posição do Brasil frente aos desafios e políticas de acordos comerciais, às 14 horas, no Espaço Cultural Candinha Bezerra.
Fonte: FIERN
