O balanço da Semana do Empreendedor Individual, promovida pelo Sebrae em todo o país, foi positivo no Rio Grande do Norte. Ao registrar 1.226 pessoas que trabalham por conta própria como Empreendedores Individuais (EI), o estado bateu a meta de formalização prevista para todo o ano. Com isso, o número de profissionais enquadrados nessa categoria jurídica no Rio Grande do Norte passa de 36,7 mil EI para quase 37,9 mil. Além das formalizações foram realizados 2.741 atendimentos, entre capacitações e orientações.
A mobilização foi encerrada no último sábado (7).O maior número de EI formalizados ocorreu na região de Natal, que teve tenda montada na praça Gentil Ferreira, no Alecrim. No total, foram 426 formalizações e 1.215 atendimentos. Em seguida, veio a região do Vale do Açu, onde o Sebrae realizou atividades no município de Assú e em cidades próximas, com 101 formalizações e 243 atendimentos. Localidades e municípios da região do Trairi registram 94 empreendedores e atenderam a 342 profissionais já formalizados. Mossoró contribuiu com 57 registros e 277 atendimentos. No Seridó, a mobilização formalizou 62 empreendedores e atendeu 446 pessoas. No Alto Oeste, foram 54 formalizações e 218 atendimentos.
Apesar de a campanha já ter encerrado, os interessados em se cadastrar no programa podem procurar um escritório do Sebrae mais próximo ou recorrer à internet. Para quem prefere fazer o cadastro on-line, é preciso ficar atento. Já está em vigor uma nova forma de inscrição do Empreendedor Individual, que é feita pelo site www.portaldoempreendedor. Agora, para acessar a tela de inscrição, além do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da data de nascimento, o candidato a EI também deve informar o número do recibo da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) ou do Título Eleitoral.
Da redação de Nelson Freire com informações da Assessoria do Sebrae
