/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/W/z/sQaBrvQBOPyb5GWWYMrQ/lixo-santos.jpg)
A Semana do Meio Ambiente em Natal terá como uma das novidades o “drive-thru do Lixo eletrônico”. Várias atividades de conscientização também integram a campanha que tem como tema “Natureza Viva, Natal Sustentável”, e que será realizada de 1º a 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A programação inclui apresentações culturais, oficinas para crianças e adultos, minicursos, trilhas, mutirões de limpeza nas praias, drive-thrus de lixo eletrônico, plantios de mudas e palestras. A abertura está marcada para quinta-feira (1º), no Bosque das Mangueiras, a partir das 8h. De acordo com a prefeitura de Natal, neste ano, as atividades também acontecem no Parque da Cidade e on-line.
Com o objetivo de recolher equipamentos que não têm mais utilidade e evitar o descarte incorreto, a população poderá entregar resíduos sem sair do carro no “Drive-thru do Lixo Eletrônico”. Serão recebidos eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, como computadores, impressoras, telefones, carregadores, e eletrodomésticos.
Na quinta-feira (1), o drive-thru será no estacionamento do Partage Norte Shopping, na Zona Norte, das 9h às 12h. Na segunda-feira (5), a entrega acontece no estacionamento do CCAB-Sul, em Capim Macio, das 9h às 12h.
Além da ação de drive-thru, a prefeitura já disponibiliza pontos de coleta fixos que recebem o descarte de materiais eletrônicos durante o ano inteiro. São eles: Câmara dos Vereadores de Natal, Procuradoria do município do Natal, Semtas, Semurb, Parque da Cidade, Shopping Midway Mall, Partage Norte Shopping, Praia Shopping, Shopping 10, IFRN Campus Central, UNI-RN, CCAB-Sul, Rede Mais Planalto e Loja Natal Original
Programação de abertura da Semana do Meio Ambiente
Quinta-feira (1º) – Bosque das Mangueiras
A partir de 8h:
- Exposições das fiscalizações urbanística e ambiental e dos setores de planejamento da Semurb, das Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s) e cartilhas produzidas pela pasta;
- Exposição do projeto Agroecologia na Cidade, pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC);
- Oficinas de compostagem, de horta orgânica e de leitura com temáticas ambientais para o público infantil;
- Brincadeiras com jogo lúdico da educação ambiental da Semurb;
- Trilha ecológica guiada também para o público infantil.
- Feirinha de Orgânicos, das 8h às 10h no local.
A partir das 9h30:
- Solenidade de abertura com apresentações culturais da Orquestra da Escola Municipal Ferreira Itajubá;
- Show de Rap com Miguel Carcará;
- Plantio simbólico na área do Bosque de parte das mudas referentes ao compromisso assumido por Natal ao receber em abril deste ano, o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste e o selo de evento Carbono Free.
A partir das 15h:
- Oficinas leitura para o público infantil;
- Duas oficinas para adultos: de horta orgânica e de compostagem que necessitam de inscrição prévia.
Quinta-feira (1º) – Parque da Cidade
- Exposição Fotográfica: “Esdras Rebouças Mostra 40 anos de fotografias nos cartões postais do RN”, a partir das 9h.
Confira a programação completa aqui.
Fonte: G1RN