A economia do Rio Grande do Norte encolheu 3,6% em 2015, de acordo com uma estimativa da 4E Consultoria, publicada ontem (14) no jornal Valor Econômico. Os números fazem referência ao Produto Interno Bruno (PIB), que a soma de todas as riquezas produzidas pelo estado.

Apesar da queda significativa, o RN registrou encolhimento menor que as médias do Nordeste e do Brasil, que apresentaram quedas de 4,1% e 3,8%, respectivamente. Segundo a consultoria, todos os estados do país registraram números negativos no ano passado. Em oito estados, o PIB diminuiu mais de 5% – a pior situação foi a do Amazonas (-9,1).

Na região Nordeste, os melhores resultados foram dos estados de Sergipe, Bahia e Piauí, empatados com queda de 3,5%. O RN aparece na sequência, com 3,6%, enquanto a Paraíba foi o pior, com retração de 5,1%. O estado de Pernambuco registrou queda de 4,5%.

De acordo com a reportagem, o Nordeste foi atingido especialmente pela queda de investimentos na infraestrutura e pela contração no setor de serviços. Um dos impactos negativos que recebeu foi da operação Lava Jato, devido a cancelamentos de projetos de estaleiros ligados a Petrobras.

O PIB da região acabou registrando a segunda maior retração do país, no ano analisado. Só ficou melhor que o Norte, que caiu 4,4%. No ano anterior, ambas haviam crescido acima do PIB nacional. Os avanços foram, respectivamente, de 1,6% e 1,2%, enquanto o do Brasil ficou em 0,1%.

A estimativa da 4E Consultoria sobre o ano passado foi feita com base em bancos de dados como a pesquisa mensal do comércio e índices que o Banco Central disponibiliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *