/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/e/7/YXVOkkSbaCAhPvpKuxfg/2702-chamabianca-bdbr.01-frame-1060.jpeg)
Em Genebra, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas declarou que a guerra na Ucrânia provocou a pior violação em massa de direitos humanos atualmente. António Guterres citou os ataques à infraestrutura civil e o sofrimento da população. E afirmou que crimes como violência sexual contra homens, mulheres e crianças estão documentados.
Já o Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU, Volker Türk, alertou que muitos avanços obtidos nas últimas décadas estão sofrendo retrocesso. Ele também condenou a guerra na Ucrânia, que chamou de “sem sentido”. Espera-se uma condenação em peso à invasão russa.
Muitos governos vão tentar estender o mandato de uma comissão de investigação da ONU criada para apurar as atrocidades cometidas na Ucrânia. Segundo o governo ucraniano, o órgão é fundamental para garantir que no futuro, os invasores sejam responsabilizados por seus crimes. A comissão já disse que a Rússia está cometendo crimes em larga escala e deve apresentar um relatório abrangente no fim de março.
Fonte: G1