/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/g/v/S96XGJSQCm3wBfxACVYQ/castracao.jpeg)
Três novas datas para castração gratuita de gatos foram anunciadas nessa segunda-feira (8) pelo Centro de Controle de Zoonoses de Natal, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a programação, os próximos mutirões acontecerão nos dias 25 de agosto, 27 de outubro e 15 de dezembro. O cadastro para os interessados em levar o animal de estimação já está aberto e pode ser feito pela internet (clique AQUI).
O cadastro precisa ser feito por tutores com idade mínima de 18 anos e que possuam a partir de cinco animais – apenas dois bichos serão esterilizados por campanha.
Neste ano, 229 animais foram castrados de forma gratuita. A ação mais recente, a terceira do ano, aconteceu no domingo passado (7), no Centro de Controle de Zoonoses de Natal, na Zona Norte, e 108 gatos machos foram atendidos.
O órgão reforça que a castração é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças até para humanos. Para serem castrados, eles precisam ter mais que quatro meses de idade.
A ação atende pessoas de baixa renda, beneficiários do Bolsa Família e Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas no Conselho Regional de Medicina Veterinária. O objetivo do trabalho de esterilização animal é o controle da população de felinos errantes e redução dos casos de esporotricose.