
Preservar os recursos hídricos e trabalhar maneiras de uso racional da água são ações que estão na pauta de trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH).
O estímulo ao uso racional da água e os mecanismos de economia, como evitar lavar automóveis e vazamentos nos campos de irrigação são ações cotidianas que contribuem tanto para o meio ambiente como o racionamento. A promoção do desenvolvimento da zona rural e da qualidade de vida são objetivos a serem atingidos pelo trabalho de conscientização.
Diariamente, equipes da Semarh percorrem a zona rural mossoroense com um trabalho de reparos nos equipamentos hídricos e constatam nessas visitas que alguns moradores e empreendedores do campo desperdiçam os recursos hídricos. “Vazamentos, caixas com alto volume de sangria, trabalhadores desperdiçando água nos campos de irrigação são alguns dos problemas mais encontrados no campo”, disse o secretário da Semarh, Rondinelli Carlos.
As equipes ao repararem os danos nos equipamentos hídricos e verificarem os desperdícios dialogam com a população para estimular o uso consciente do recurso hídrico. O trabalho de educação será intensificado para favorecer uma melhoria na convivência com a seca e obter desenvolvimento e qualidade de vida no período mais seco do ano verificado, geralmente, nesses últimos meses.