O Sebrae está orientando gratuitamente os empresários que pensam em conseguir empréstimos para o momento vivenciado diante da crise do novo coronavírus. Toda a consultoria é feita de maneira remota e agendada, após o preenchimento de um formulário no site.
Antes de solicitar o empréstimo, o Sebrae sugere que o empresário faça uma análise cuidadosa da empresa, verificando custos fixos como aluguel, e os variáveis, que dependem do faturamento atual. Também é preciso, segundo o Sebrae, se atentar ao momento pós-coronavírus, já que, dependendo do ramo de atividade, será preciso mais tempo para retomar o negócio. Assim, é fundamental analisar prazos de carência.
A consultoria avalia ainda o relacionamento da empresa com alguma instituição financeira, a finalidade do empréstimo, contrapartida junto ao banco e se há um levantamento da necessidade do capital de giro. A equipe apresenta as linhas de crédito existentes no mercado de acordo com o perfil da empresa e as possibilidades do empresário acessá-las.
“É importantíssimo analisar a previsão do fluxo de caixa da empresa, para que o empresário interprete os números e monte estratégias para possíveis entradas de receitas. Ele terá no início uma carência. Porém, quando esse prazo terminar, a empresa precisará honrar seu compromisso com a instituição financeira”, recomenda.
Em relação aos cuidados, Ruth Maia diz que a empresa tenha um cadastro positivo e um bom relacionamento com os bancos. Segundo ela, esses são fatores relevantes que facilitam a aprovação de empréstimos e financiamentos. “Mas não são fatores decisivos para a obtenção dos recursos, eles analisam a capacidade de pagamento da empresa, o caráter, garantias, toda a documentação empresarial, indicadores financeiros e faz uma análise do segmento empresarial no setor econômico”, alerta a especialista.
Fonte: G1RN
