Para capacitar mão de obra e incentivar a ampliação da oferta de produtos lácteos, o Sebrae do Rio Grande do Norte promove durante a  semana o curso de Produção de derivados de Leite de Vaca e Cabra, voltado para produtores rurais e profissionais do setor. A capacitação integra o projeto Aprisco Nordeste e está sendo ministrada no  Centro Tecnológico do Queijo (CTQ), instalado no campus doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) na cidade de Currais Novos.

A proposta do curso é apresentar conceitos e fundamentos técnicos de produção, além difundir modelos padronizados dos processos de fabricação de derivados de leites bovino e caprino. O conteúdo – entre aulas teorias e práticas – é ministrado pelo consultor carioca André Guedes, que explica as boas práticas no uso do leite e os principais benefícios obtidos. Na grade da capacitacitação, está prevista uma demonstração prática de como criar  derivados do leite de cabra, como por exemplo queijos, doces, e iogurtes. Mais de 20 técnicos e produtores,  vindos de estados do Nordeste, participam do curso.

Para o gestor do Projeto Aprisco na região, Gustavo Cosme, o objetivo é agregar valor principalmente ao leite de cabra e despertar nos criadores e nos profissionais do setor para o agronegócio do setor de leite. “Essa é mais uma oportunidade de ajudar ao homem do campo a se capacitar e se tornar mais competitivo no mercado de derivados do leite”, afirma o Gustavo Cosme.

Fonte: Sebrae RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *