Com a presença de deputados, associações de paratletas e representações do estado e município, a Sociedade Amigos dos Deficientes Físicos (Sadef) apresentou o projeto de construção da sede própria, durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa nessa quinta (24).

O terreno, em Cidade Satélite, terá mais de 3 mil metros de área construída e estrutura para fomentar e incentivar pessoas com alguma deficiência à prática de esportes.

“Há 20 anos, desde a fundação, a Sadef não tem sede própria. O terreno foi doado pela prefeitura e a sede nova conterá a parte administrativa e esportiva da Sadef. O projeto é do arquiteto e professor universitário aposentado, Marconi Grevi, a quem agradecemos o presente”, frisou Tércio Tinoco, diretor da instituição.

Essa foi uma das propostas apresentadas na audiência que teve proposição da deputada estadual Márcia Maia. A parlamentar abriu o debate apontando para as estatísticas que colocam o RN como o primeiro estado do Brasil em número de pessoas com deficiência, em termos proporcionais, segundo o último Censo do IBGE. Cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, vivem com uma deficiência.

“Precisamos propor uma sociedade acessível para que todos, digo todos possam ascender em um nível econômico e social digno, algo que só pode ser assegurado através de um processo multifacetado de inclusão social. O paradesporto é capaz de estimular as potencialidades individuais e fertilizar o caminho para uma vida saudável”, afirmou a parlamentar.

A nova sede da Sadef deve ajudar na promoção e incentivo ao paradesporto. A estrutura está orçada em R$ 5 milhões e contará com piscinas, salas de musculação e espaço para a prática de esportes, como halterofilismo, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e outras modalidades. A expectativa da entidade é de que os deputados estaduais possam destinar emendas no orçamento de 2016, para colaborar com a construção da sede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *