
A Rússia será desqualificada da Eurocopa se novos incidentes de violência envolvendo seus torcedores se repetirem dentro de estádios que recebem a competição realizada na França. A decisão foi anunciada hoje (14) pelo Comitê Disciplinar da UEFA, em um reflexo imediato dos conflitos ocorridos no último sábado, no jogo contra a Inglaterra, em Marselha, enquanto as duas seleções empatavam por 1 a 1, jogo da primeira rodada do Grupo B do torneio.
A entidade que controla o futebol europeu informou que a Rússia já recebeu uma “desqualificação em suspenso até o final do torneio”. Isto é, levou uma punição que será imediatamente aplicada se atos envolvendo torcedores de sua seleção acontecerem nos dois próximos jogos da primeira fase ou em estágios seguintes para os quais o país poderá avançar.
A UEFA ainda multou a Federação Russa de Futebol em 150 mil euros (certa de U$ 169 mil) pelos distúrbios provocados pelos torcedores do país, que ainda incluíram insultos raciais contra jogadores negros da Inglaterra e lançamentos de sinalizadores durante a partida do último sábado.