A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou a solenidade de comemoração dos 120 anos da Associação Comercial do Rio Grande do Norte (ACRN), que aconteceu na noite desta segunda-feira (12) e que foi presidida pelo presidente Sergio Freire, que ontem encerrou com chave de ouro seu mandato de 4 anos frente a entidade.
A celebração teve como palestrante o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, que destacou projetos proporcionem ao consumidor a possibilidade de averiguar a real carga tributária embutida nos preços cobrados pelo mercado brasileiro. “Às vezes o brasileiro pensa que o governo oferece educação, saúde e vários outros serviços de graça, e não é bem assim, tudo se dá através de impostos que deveriam ter o seu valor exibido em cada item da nota de compra”, afirmou Afif.
A governadora Rosalba Ciarlini lembrou que nos últimos 22 meses de sua gestão houve um crescimento de 165% no número de micro e pequenas empresas no estado. ”320% só de novas empresas normais, 138% no número de empresas optantes pelo Simples Nacional e 176% de microempreendedores individuais”, informou a governadora.
“Hoje, são 83 mil 250 empresas formalizadas e ativas, representando um incremento de 165%no cadastro de contribuintes legais. São 51 mil 877 novas empresas que incrementam a economia, geram empregos e, acima de tudo, são tratadas com dignidade pelo estado, Todo esse crescimento foi alcançado através de atividades de inclusão, da melhoria da relação entre estado e empreendedor, dos programas de educação fiscal, das parceiras com a sociedade organizada e com o sistema S”, declarou a governadora em seu discurso na solenidade.
Na comemoração foram homenageados dez empresários do RN com a Medalha do Mérito dos 120 anos para aqueles que mais se destacaram no desenvolvimento dos setores do comércio, indústria e serviços. Ao longo da sua existência, a entidade teve 27 presidentes. Cinco personagens importantes na História do comércio do RN também foram homenageados “in memoriam”.
