Ao abrir o “Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste”, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, defendeu uma refundação da SUDENE para que a instituição possa ter uma atuação mais efetiva na região. Amaro Sales, que também preside a Associação Nordeste Forte, entidade que realizou o roadshow, destacou que essa reformulação deve ser no sentido de se ter um melhor aproveitamento dos programas voltados ao crescimento, com estímulos às atividades produtivas.

“Estamos rediscutindo o desenvolvimento da região na perspectiva de reformular as políticas que possam garantir um tratamento diferenciado [às empresas com atividades no Nordeste] e alavancar, com isso, a expansão dos investimentos”, disse.

Ele afirmou que o roadshow — que nesta sexta-feira, 29, foi na Casa da Indústria, em Natal — contribui para essa discussão. “Foi uma reunião de atores que podem contribuir para uma retomada. Nestes encontros, a Associação Nordeste Forte reúne empresários, entidades e órgãos como SUDENE, BNDES, Banco do Nordeste e CNI para um debate, definição de proposta e melhoria das ações, visando a superação das desigualdades regionais”, acrescentou.

Amaro Sales disse também que é preciso incentivar as empresas a investirem no Nordeste. “Temos os fundos constitucionais, como o FNE, operados por instituições financeiras, que podem alavancar esse desenvolvimento”.

O presidente da FIERN lembrou que alguns setores têm demonstrado potencial para que essa recuperação seja mais expressiva. “Temos condições para que as ações sejam desenvolvidas. Quando defendemos isso estamos tratando de uma região com mais de 50 milhões de habitantes”, disse.

Ele afirmou ainda que por estar no semiárido, a região precisa de iniciativa proativas e que sejam coerentes com suas vocações. Com um conhecimento mais detalhado das áreas [vocacionadas], os programas dos órgãos de fomento terão um melhor resultado. Amaro Sales ainda apontou que o governo federal não pode ficar apenas nas ações emergenciais para amenizar os efeitos da estiagem.

 

Fonte: FIERN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *