ALDEMIR FREIRE

Aldemir Freire

Efetivo não é tudo. Pelo menos é isso que podemos deduzir das informações divulgadas no último dia 26/08 pelo IBGE. Segundo o levantamento realizado através da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC), o RN possuía em 2014 um efetivo de 8.926 policiais militares.

Com esse número de policiais o estado registrava uma relação de 1 policial militar para cada grupo de 378 habitantes. Esse é o melhor indicado do Nordeste e o 6º melhor do país.

À título de comparação, para o Brasil a relação é de 1 PM para cada 473 habitantes e no Nordeste é de um para 510. O estado com melhor relação é o Distrito Federal: 1 PM para cada 194 pessoas. O pior é o Maranhão: 1 para 881.

Esse número abre uma indagação que, particularmente não tenho condições de responder: o efetivo da PM no RN, em termos absolutos, é suficiente ou deficitário?

Outro ponto importante é: efetivo pode ser relevante, mas certamente não é o único parâmetro para avaliação das forças policiais do estado. Suas condições de trabalho, modelo de policiamento e de polícia, a estrutura, os salários, a distribuição nos municípios do estado, os eventuais desvios de funções… tudo isso deve ser levado em consideração na avaliação de um efetivo policial.

Aldemir FreireEconomista e Chefe da Unidade Setorial do IBGE/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *