fígado

Recebeu alta nessa quinta-feira (31) o segundo paciente que recebeu um transplante de fígado no RN neste ano. Tendo realizado sua cirurgia no dia 28 de setembro, o paciente se encontra em casa e passa pelo processo de reabilitação com fisioterapia motora, bem como está sendo remediado com imunossupressor, para evitar a rejeição ao órgão transplantado.

Além desse paciente, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes, realizou, na última terça-feira (26), mais um transplante de fígado e o paciente, que vem se recuperando bem, deverá ter alta na próxima semana. De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes da Sesap, Artenise Revoredo, o credenciamento do Hospital do Coração, em 28 de dezembro de 2012, possibilitou a realização de transplantes de fígado no estado, o que não ocorria há quase cinco anos.

Além de fígado, a Central de Transplantes do RN, criada em 2000, viabiliza transplantes de rim, córnea, medula óssea e coração. A Central é responsável por inscrever potenciais receptores, classificá-los e agrupá-los, de acordo com as medidas necessárias para facilitar a localização e a verificação de compatibilidade. Também comunica ao Sistema Nacional de Transplantes as inscrições de possíveis receptores e recebe notificações de morte encefálica ou outra que possibilite a retirada de órgãos e tecidos para transplante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *