
O prazo para declaração do imposto de renda acaba dentro de uma semana, no dia 30 de Abril, porém, quase metade dos contribuintes do Rio Grande do Norte ainda não declararam. “Estávamos fazendo este levantamento na manhã de hoje, e constatamos que cerca de 47% dos contribuintes do estado ainda não fizeram a declaração”, afirmou Silvio Moreira, auditor da Receita Federal.
De acordo com Sílvio, os números estaduais são parecidos com os nacionais. “No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas declararam. Porém, ainda se espera a declaração de 13 milhões de pessoas”, relata.
Como declarar?
Em entrevista ao portal Nominuto.com, o auditor da Receita Federal, Silvio Moreira, explicou como deve ser feita a declaração. Segundo ele, os contribuintes podem fazer a operação através do computador ou de dispositivos móveis (smartphones e tablets).
Através do computador, a operação é feita por meio do programa de declaração, que deverá ser baixado no site da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br/).
Para declarar através dos dispositivos móveis, o contribuinte deverá baixar o aplicativo IRPF, disponível no Google Play (para usuários de Android) ou App Store (para o sistema IOS).
Quem tem certificado digital também pode fazer o preenchimento online, sem precisar baixar o programa.
Facilidade
Geralmente, algumas pessoas se assustam com a declaração do imposto e contratam um contador, ou pedem para algum familiar ou amigo realizar a operação. No entanto, segundo o auditor da Receita Federal, não há dificuldade para declarar.
“Não tem mistério, a operação é bastante simples na maioria dos casos”, comenta. De acordo com Silvio, só há um pouco de dificuldade para quem costuma investir na bolsa de valores.