/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/I/D/0dLzYuRVaBpEiv2yK3qA/g1-onibus-queimado.jpg)
Uma sequência de acidentes em túneis travou o trânsito na cidade do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (6). No principal deles, um incêndio em um ônibus interditou o Túnel Rebouças, no sentido Zona Sul do Rio. Passageiros e motoristas abandonaram os veículos e caminharam pela via para se proteger da fumaça. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas não deixaram vitimas. O fogo atingiu o veículo na primeira galeria.
Às 10h05, a carcaça incendiada do ônibus foi retirada da primeira galeria, sentido Lagoa. A Comlurb realizou a limpeza da via. A Rioluz e a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizam uma inspeção na via.
Por causa do incêndio no Rebouças, uma faixa reversível foi montada dentro do túnel para quem se desloca para a Zona Sul.
Os motoristas que deixaram o carro dentro do Túnel Rebouças e saíram caminhando do local por medida de segurança foram autorizados pelos bombeiros a retornar em grupos de 6 motoristas cada para buscá-los.
Lá, tiveram que sair de ré e seguir em direção ao Centro por uma faixa reversível.
Os acessos aos elevados Paulo de Frontin e Rufino Pizarro foram interditados no sentido Lagoa, com desvio sendo realizado para a Avenida Francisco Bicalho.
O trânsito no sentido Centro foi desviado para a Rua Cosme Velho.
Dificuldade no combate às chamas
Segundo o Corpo de Bombeiros, houve dificuldade para a chegada das equipes de socorro por conta dos carros abandonados dentro da galeria, o que dificultou a passagem da viatura de combate a incêndio.
“Em casos de incêndio com ônibus, caminhões ou outros veículos dentro de túneis, os motoristas devem reduzir a velocidade, ligar o pisca-alerta, encostar os veículos nas laterais e manter o centro do túnel livre. Isso facilita a passagem das equipes do Corpo de Bombeiros”, destacou o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros
De acordo com o motorista do veículo, o ônibus teria começado a pegar fogo por conta do superaquecimento no motor.
Imagens de motoristas que estavam no local mostram chamas intensas consumindo o ônibus da empresa Real Auto Ônibus.
O Corpo de bombeiros foi acionado às 7h10 e equipes do Quartel do Humaitá atuam no combate as chamas.
As autoridades recomendam que os motoristas evitem a região e utilizem rotas alternativas, como o Túnel Santa Bárbara ou o Aterro do Flamengo.
Linhas de ônibus afetadas
- 110 – (Leblon x Terminal Gentileza);
- 112 – (Gávea x Terminal Gentileza);
- 112SV – (Gávea x Terminal Gentileza);
- 416 – (Saens Pena x Horto);
- 439 – (Vila Isabel x Leblon);
- 460 – (São Cristóvão x Leblon);
- 461 – (São Cristóvão x Ipanema);
- 463 – (São Cristóvão x Copacabana);
- 473 – (São Januário x Lido).
Outros acidentes
A manhã desta quinta foi marcada por outros acidentes em túneis que tumultuaram o trânsito. Mais cedo, um caminhão que transportava uma carga com galinhas vivas tombou no Túnel da Covanca, no sentido Barra da Tijuca, interditando duas faixas da via. Por volta das 8h o veículo foi retirado e o trânsito liberado.
Um acidente no Túnel Santa Bárbara também tumultuou o fluxo de veículos.
Fonte: G1