De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN, o nível dos reservatórios de água do Estado subiu após as chuvas da última semana. Entre os 47 reservatórios monitorados, os que pertencem à bacia Piranhas-Açu foram os que tiveram maior recarga.

O relatório da Igarn foi realizado durante a semana passada e apresentado na última sexta-feira (1). Além dos dados oficiais, alguns blogs do interior do Estado apresentam números positivos, revelados após chuvas do último fim de semana. Em Caicó, acredita-se que o Itans tenha subido cerca de 31 cm, enquanto isso, também na terra de Santana, próximo ao sítio Manhoso, a informação é que o açude esteja prestes a sangrar, o que deve acontecer se o reservatório subir mais 40 cm.

Entre os reservatórios, os dados da Igarn revelam que a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, apresentava um volume de 475,5 milhões de metros cúbicos no dia 21 de março, o que representava 19,81% de sua capacidade, mas agora se encontra com 21,49% de sua totalidade, o que significa 515 milhões de metros cúbicos. Nesse período ele recebeu uma recarga de aproximadamente 40,5 milhões de metros cúbicos.

Já o Itans, localizado em Caicó, tinha apenas 1,4% de toda a sua capacidade, o que correspondia a 1,2 milhões de metros cúbicos. Hoje se encontra com 2 milhões de metros cúbicos, elevando capacidade para 2,4%.

Dos reservatórios que estavam em volume morto houve redução em 2,5%, este mesmo índice ocorreu para os reservatórios que estavam secos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *